Parceiros
Universidade de Split (Croácia)
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas é a principal instituição de ensino superior nas áreas sociais, das humanidades e das ciências interdisciplinares da Universidade de Split, situada na cidade de Split. A faculdade possui 159 empregados, dos quais 125 são docentes e 34 administrativos e técnicos. Com os seus mais de 2 000 alunos dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, a faculdade é uma das maiores da Universidade de Split. A universidade coordena o presente projeto em estreita colaboração com CARDET e os outros parceiros.
CARDET (Chipre)
CARDET é o principal centro de formação e desenvolvimento de Chipre, com parceiros em todo o mundo. A missão do centro é inspirar a educação do futuro e promover investigação, inovação e desenvolvimento, com base em práticas testadas no terreno, investigação de ponta e capacitação de pessoas. CARDET reúne uma equipa de gente apaixonada com experiência global na área das literacias, da promoção da leitura, da educação vocacional e de adultos, aprendizagem virtual e avaliação. CARDET tem sido consultor de diversas organizações e ministérios asiáticos, europeus e dos EUA. A equipa de CARDET já participou em mais de 100 projetos, em mais de 30 países, muitos deles financiados pela União Europeia, as Nações Unidas, a Microsoft e por governos e agências de todo o mundo. A direção é constituída por 10 membros do conselho consultivo com currículo internacional nas áreas de educação, investigação e avaliação. CARDET possui cerca de 30 colaboradores, a tempo inteiro e parcial, a maioria deles com o grau de mestre ou doutor nas áreas de literacias, educação, investigação, desenvolvimento de produtos multimédia, educação inclusiva e avaliação. CARDET adota uma perspetiva sistémica e sistemática de planeamento e execução de projetos e possui a certificação de qualidade pela ISO 9001 de qualidade na Gestão, Investigação e Educação.
E.N.T.E.R (Áustria)
E.N.T.E.R é o European Network for Transfer and Exploitation of EU Project Results (Rede Europeia para Transferência e Exploração de Resultados de Projetos Europeus). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos registada oficialmente na Áustria que foi fundada para servir quatro objetivos principais: (1) Apoiar as estratégias europeias através da disseminação e exploração dos resultados dos projetos financiados pela UE para benefício dos cidadãos europeus. (2) Permitir aos coordenadores europeus divulgar informação sobre os seus projetos e os resultados que obtiveram a uma comunidade alargada de instituições e organizações que neles possam estar interessadas. (3) Criar a oportunidade para que os cidadãos e organizações europeias possam receber informação regularmente sobre o processo de desenvolvimento e os resultados da comunidade de projetos europeus. (4) Ligar as instituições interessadas com grupos de projetos e consórcios para troca de conhecimento e no sentido de desenvolver novas ideias de projetos. Neste sentido, E.N.T.E.R vai colocando em contacto virtual um número cada vez maior de membros de toda a Europa. Assim, toda a comunidade europeia é representada na sua diversidade em termos de nacionalidades, setores económicos e tipos de organização.
IPCB (Castelo Branco)
O Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma instituição de ensino superior pública. Engloba várias áreas científicas, desde a educação à música, ao design, engenharia, enfermagem, turismo e gestão. A Escola Superior de Educação, que é aquela que diretamente estará envolvida no projeto, oferece cursos de licenciatura e de mestrado em educação (francês, inglês, espanhol com línguas estrangeiras, literatura, educação básica, educação pré-escolar, educação especial), desporto e em áreas da educação social. As suas principais áreas de especialidade são as línguas estrangeiras e a língua materna, as literaturas e a especialização na literatura e cultura infantis.
Universidade de Lódz (Polónia)
A Universidade de Lódz é uma das principais instituições de ensino da Polónia. Foi criada em 1945, a partir de diversas instituições de ensino que existiam em Lódz. As 13 faculdades da universidade oferecem 75 áreas de formação e 196 especializações. A universidade oferece ainda programas de doutoramento, mais de 100 pós-graduações, incluindo um programa MBA e programas de estudo financiados pela ESF. A universidade é frequentada por 40.000 alunos, o corpo docente é constituído por 2.280 professores, 579 dos quais possuem um currículo académico notável. A cooperação internacional constitui uma forma de desenvolvimento e de dar continuidade às tradições da cidade. A universidade encontra-se no topo dos rankings internacionais da Polónia, destacando-se nas áreas de gestão, direito e economia. A universidade é uma das quatro universidades polacas a obter um lugar nos rankings da QS World University. As relações internacionais podem ser testemunhadas a vários níveis: através de acordos diretos de cooperação a universidade já colabora com 160 instituições de todo o mundo; no âmbito do programa Erasmus já assinou 600 protocolos com 300 instituições parceiras, que dão aos alunos locais e estrangeiros a possibilidade de estudar um semestre ou um ano num outro pais ou em Lódz.
Innovade LI LTD (Chipre)
INNOVADE é uma pequena e media empresa com sede em Chipre, com uma equipa de profissionais com muitos anos de experiência em visão estratégica, desenvolvimento de negócios, empreendedorismo social, tecnologia, inovação e indústrias académicas. A sua experiência ao nível de projetos e a sua influência académica são globais. Tem por objetivo apoiar clientes a definir e alcançar os seus objetivos estratégicos e operacionais, fornecendo para o efeito um nível de apoio especializado sem precedentes. InnovADE trabalha com organizações para as ajudar a selecionar avanços tecnológicos e ferramentas de aumento de produtividade dos seus processos para garantir uma melhor atuação e aumentar a sua produtividade e lucros. A equipa InnovADE olha de forma positiva para os problemas de maneira a resolve-los, tem paixão e dedicação aos clientes, e a sua experiência, conhecimento e especialização são forças motrizes da sua filosofia de negócio. A combinação destes valores diferencia InnovADE de outras organizações similares. Especializada em soluções diversas, InnovADE faz uso da sua visão estratégica e da experiência que acumulou. As suas áreas mais fortes são a interação das TIC, inovação, desenvolvimento estratégico, gestão de projetos, consultoria especializada, sistemas de qualidade, monitorização e avaliação.
Universidade de Pitesti (Roménia)
A Universidade de Pitesti (UPIT) é uma instituição de ensino e investigação com a função de formar especialistas em áreas tradicionais do ensino universitário e politécnico, economia, direito, administração, teologia, educação física e desporto. Tem igualmente por missão conduzir investigação científica de interesse nacional e internacional. UPIT foi fundada em 1962 e é uma instituição pública localizada em Pitesti, no sul da Roménia. Neste país, UPIT é uma instituição média, com 12 000 alunos e cerca de 800 docentes e pessoal administrativo. A Universidade de Pitesti congrega e coordena 11 faculdades que oferecem cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. O corpo académico é composto por especialistas e profissionais de mérito reconhecido (cf. www.upit.ro). Nos últimos dez anos UPIT envolveu-se em mais de 100 projetos financiados pela UE, muitos dos quais por si coordenados. UPIT é membro da European Universities Association (EUA), do Danube Rector’s Conference (DRC), da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e implementou Bolonha e o sistema de transferência de créditos ECTS, encontrando-se profundamente empenhada nas realidades europeias de educação e investigação.
Colégio Doukas (Grécia)
Desde que foi fundado em 1917, o Colégio Doukas tem procurado manter-se a par das tendências educativas modernas. Situado em 2,5 hectares de terreno, equipado com campos de jogos e edifícios da melhor construção, este colégio com 12 anos de escolaridade oferece um dos melhores programas de estudo e de preparação física do país. O colégio Doukas tem recebido inúmeros prémios pelas suas práticas inovadoras no âmbito do ensino, em particular na introdução de pedagogia, metodologias e ferramentas TIC na educação. O colégio participa em diversos projetos nacionais e europeus de investigação e desenvolvimento e coordena redes europeias no âmbito dos programas Lifelong Learning, Intelligent Energy Europe, EPEAEK, PAVE e LINGUA. A primeira ‘sala de aula’ do futuro foi criada em 2007 na Grécia: todos os alunos do quarto ano usam uma pasta eletrónica (um tablet) com todo o material pedagógico e ligam-se a um quadro digital da sua sala de aula e à Internet. O Colégio Doukas foi a única instituição de ensino da Grécia a receber, em 2012, o prémio de excelência de quatro estrelas da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (E.F.Q.M).